‘Yes Man’ (2008)

Advertisements
Em www.bertrand.pt

Rating: 4 out of 5.

E se de repente começassem a dizer que sim a tudo na vossa vida? Iria melhorar?

Muitas vezes as pessoas associam o tipo de filmes de Jim Carrey a filmes nonsense, a filmes de rir até chorar, mas eu tenho uma opinião um bocadinho paradoxal. Claro, não vou negar que se trata de um ator super engraçado e cujos enredos dos filmes em que participa, normalmente, o fazem parecer ridículo. Porém, Jim Carrey (que não se encontra mais em atividade) provou-nos que não só de comédia se faz a sua carreira, com filmes como ‘Eternal Sunshine of the Spotless Mind‘ e ‘The Truman Show’, ainda que este último tenha um pequeno toque mais cómico (mas leve) em algumas partes. Com isto quero dizer que sei do que o ator foi capaz ao longo da sua carreira. Este filme só nos vem provar que no meio da comédia, ele consegue ser uma personagem que nos ensina imensas coisas.

A premissa deste enredo é que um homem chamado Carl é infeliz, nega-se a tudo o que o poderia fazer feliz, como passar tempo com os seus amigos, ir a festas, ajudar a vizinha, aprovar mais créditos onde trabalha. Como pode ele mudar isto? Passando a dizer ‘sim’ a tudo. Parece parvo, não é? E é, ele também o acha, mas ainda assim, decide dar uma oportunidade ao seu amigo que lhe contou acerca da convenção do ‘sim’, que se trata de um programa de auto ajuda.

A ideia para o argumento é bastante engraçada, os atores estão bastante bem nos seus papéis. Acho a fotografia muito boa, e nem é algo que muita gente vá dar atenção, porque no final de contas é um filme para rir e para descontrair, sei lá, aprender uma lição importante, dar valor aos nossos amigos, às nossas relações interpessoais, privadas ou não. No seu todo, é um filme muito bem feito e gostei imenso de o ver, e até sinto que já o devia ter visto antes, teria sido bastante importante para mim como pessoa.

Claro que este programa vai mudar a sua vida, e Carl imediatamente vê a sua vida mudar drasticamente para melhor, assim que começa a dizer ‘sim’ a tudo o que lhe pedem, a todos os sítios onde o convidam a ir, a qualquer coisa que alguém lhe peça, ainda que nem conheça a pessoa de lado algum. Está tudo a correr tão bem, até que deixa de correr assim tão bem. O que será que este homem vai aprender? E será que vai mesmo aprender alguma coisa? Bem, só podem ver por vocês próprios porque eu não irei dar nenhum spoiler.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.