‘Yes Man’ (2008)

Rating: 4 out of 5.

E se de repente começassem a dizer que sim a tudo na vossa vida? Iria melhorar?

Muitas vezes as pessoas associam o tipo de filmes de Jim Carrey a filmes nonsense, a filmes de rir até chorar, mas eu tenho uma opinião um bocadinho paradoxal. Claro, não vou negar que se trata de um ator super engraçado e cujos enredos dos filmes em que participa, normalmente, o fazem parecer ridículo. Porém, Jim Carrey (que não se encontra mais em atividade) provou-nos que não só de comédia se faz a sua carreira, com filmes como ‘Eternal Sunshine of the Spotless Mind‘ e ‘The Truman Show’, ainda que este último tenha um pequeno toque mais cómico (mas leve) em algumas partes. Com isto quero dizer que sei do que o ator foi capaz ao longo da sua carreira. Este filme só nos vem provar que no meio da comédia, ele consegue ser uma personagem que nos ensina imensas coisas.

A premissa deste enredo é que um homem chamado Carl é infeliz, nega-se a tudo o que o poderia fazer feliz, como passar tempo com os seus amigos, ir a festas, ajudar a vizinha, aprovar mais créditos onde trabalha. Como pode ele mudar isto? Passando a dizer ‘sim’ a tudo. Parece parvo, não é? E é, ele também o acha, mas ainda assim, decide dar uma oportunidade ao seu amigo que lhe contou acerca da convenção do ‘sim’, que se trata de um programa de auto ajuda.

A ideia para o argumento é bastante engraçada, os atores estão bastante bem nos seus papéis. Acho a fotografia muito boa, e nem é algo que muita gente vá dar atenção, porque no final de contas é um filme para rir e para descontrair, sei lá, aprender uma lição importante, dar valor aos nossos amigos, às nossas relações interpessoais, privadas ou não. No seu todo, é um filme muito bem feito e gostei imenso de o ver, e até sinto que já o devia ter visto antes, teria sido bastante importante para mim como pessoa.

Claro que este programa vai mudar a sua vida, e Carl imediatamente vê a sua vida mudar drasticamente para melhor, assim que começa a dizer ‘sim’ a tudo o que lhe pedem, a todos os sítios onde o convidam a ir, a qualquer coisa que alguém lhe peça, ainda que nem conheça a pessoa de lado algum. Está tudo a correr tão bem, até que deixa de correr assim tão bem. O que será que este homem vai aprender? E será que vai mesmo aprender alguma coisa? Bem, só podem ver por vocês próprios porque eu não irei dar nenhum spoiler.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s