5 Razões & ½ Para Ver… ‘Carlito’s Way’ (1993)

Advertisements
Em www.bertrand.pt

Está de volta, no novo site, a Rubrica onde escolho um filme ou uma série e vos dou 5 razões e ½ para o verem.

Rating: 4.5 out of 5.

Se ‘Scarface’ (1983) tivesse um irmão este seria aquele irmão que se diz que é boa pessoa, mas como não é tão giro como o irmão mais velho acaba por não ter tanto sucesso. Porém, é um filme espetacular do mesmo realizador do ‘Scarface’: Brian De Palma. O realizador é conhecido por fazer parte de produções de filmes com um alto teor de intensidade e este não é exceção.

O filme conta-nos a história de um gangster, Carlito Brigante (Al Pacino) que sai da prisão e promete que nunca mais vai voltar à vida que tinha antes. No entanto, todas as coisas que este não quer voltar a ter na sua vida aparecem mesmo à sua frente. Como será que irá lidar Carlito com todas estas situações?! Shiu, não há spoilers!

Vamos às razões!

1- Intensidade

De forma tão suave, que quase nem se dá por ela, tudo acontece, tudo é intenso. Todas as coisas têm a intensidade correta e desejada para um filme deste género. Tudo se liga e o que parecia insignificante é demasiado importante para não se ter tomado atenção, porém são todas cenas que facilmente se recordam novamente porque o filme continua-nos sempre a prender ao ecrã.

2- Fotografia

A fotografia neste filme é de cortar quase completamente a respiração. A forma como as cores são destacadas, principalmente o vermelho, e depois combinado com a escuridão em algumas cenas, é simplesmente arrebatador e visualmente prazeroso. Sou bastante fã de uma boa fotografia/cinematografia em filmes. Penso que também posso incluir nesta razão, a parte da cena final que é filmada de forma rotativa, até que foca num quadro que se torna na tela para os créditos finais. Genial.

3- Romance

Sim, um filme de gangsters às vezes também tem uma boa parte de romance. Não, não estou a falar de simplesmente haver uma mulher que casa com o gangster e isso tudo se desmorona rapidamente. Refiro-me a amor verdadeiro e do mais puro. Ou seja, exatamente o contrário do que acontece em ‘Scarface’, na verdade, este filme, parece uma versão mais humana do que referi anteriormente.

4- Lição de Vida

Tem uma lição de vida implícita? Tem. Posso revelar? Não. Seria um spoiler total. A maneira de poder dizer qual é a lição sem revelar a parte final toda seria usar aquele ditado bastante famoso: “Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje.”. Quem fala assim não é gago, mas só “entendedores entenderão”.

5 – História

A história deste filme começa de uma forma completamente diferente. Normalmente, estamos habituados a uma narrativa que acompanha o gangster ou já numa idade adulta ou adolescente e está-se a tornar no gangster que irá ser o resto da sua vida e neste caso em específico, temos algo que diverge bastante da habitual narração. Ou seja, neste enredo, tudo começa quando o individuo em causa sai da prisão, após cumprir a pena necessária.

½ – Elenco

O elenco desta produção é fantástico só olhando para os nomes. São alguns exemplos apenas, mas o filme conta com Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller, Luis Guzmán, James Rebhorn e Viggo Mortensen. O incrível é que sem olhar para os nomes, também temos performances espetaculares e constantes ao longo de toda a duração do filme.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.