Rating: 4.5 out of 5.

Título: Glória
Ano de Lançamento: 2021
Género: Drama, Thriller.
Realizador: Tiago Guedes
Escrito por: Pedro Lopes
Elenco Principal: Miguel Nunes, Matt Rippy, Stephanie Vogt, Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Victoria Guerra, Adriano Luz, João Arrais, Marcello Urgeghe, Sandra Faleiro, Rita Durão, Adriano Carvalho, João Pedro Mamede.

Pelo título podem perceber que gostei da primeira série portuguesa da plataforma Netflix (produzida pela RTP e pela SPI) e, obviamente, não é mentira nenhuma. Uma série cheia de tudo o que precisava para ser espetacular. O orçamento enorme claramente ajudou. E isto é a prova que quando investem na nossa cultura, saem coisas espetaculares. Trata-se de uma série de espionagem em português, um pouco de inglês e um bocadinhos menos de russo. Estreou ontem e consegui acabar nas horas de madrugada do dia seguinte.

Espero que seja desta vez, que as pessoas vão perceber que com mais apoio à cultura, que talvez essa mesma cultura tivesse mais qualidade, no que toca a pormenores técnicos, alguns cenários, efeitos e até no guarda roupa. Digo isto, porque talento já temos de sobra… Só faltava um toque mais para ser quase perfeito.
Falando um pouco da história, tudo se passa no centro de retransmissão da Radio Free Europe (RARET), onde um Engenheiro muito privilegiado parece que toca nos dois lados, bem, ia dizer da bobine mas nem sei se faz sentido… vamos dizer que toca nos dois lados do disco. Nada é o que parece, ninguém é quem aparenta ser. Tudo o que uma boa série de espiões tem de ser.

Não me arrependi nem por um segundo de ter feito o típico bingewatch a que a Netflix nos habituou, ainda que não seja grande fã do estilo de série que sai toda de uma vez, mas neste caso em específico, não custou nada mesmo ver 10 episódios em menos de 24 horas. As razões? A fotografia de cortar a respiração, a cinematografia espetacular, a performances dos atores, a forma como a narrativa foi escrita e nos mantém sempre com a “pulga atrás da orelha” tem tudo para nos fazer ficar loucos para saber o que vai acontecer.

Não há muito mais para contar sem dar spoiler algum, por isso vou remeter-me ao silêncio e dar os parabéns a todos os que fizeram parte desta produção fantástica que é a da série ‘Glória’.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Deixe um comentário

Trending