Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!

Hoje trago um filme de um realizador que conhecia pouco até ter visto ‘A Hero’ (2021) há exatamente uma semana (irá sair crítica mas isto tem andado caótico por este lado), como adorei o filme, decidi dar uma vista de olhos pela coisasdo realizador Asghar Farhadi e acontece que valeu imenso a pena.

Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ‘The Salesman’ (2016).

1 – Dilema Moral

Um clássico quase sempre presente nos filmes de Farhadi, mas que é feito quase sempre de uma forma nada forçada, o que faz com que seja melhor. Neste caso temos uma vítima e um culpado, mas neste caso até o culpado nos consegue dar pena. Sem ser spoiler é o que vos consigo dizer.

2 – Feminismo

Para muitos não será algo com que concordem, mas na minha opinião, este é um filme que tem na falta de feminismo existente na narrativa, em que o homem faz tudo acerca dele próprio. Isso, na minha ótica, é uma crítica bastante intencionada.

3 – Narrativa Original

É bastante comum vermos algum filme/série e pensarmos “mas eu já vi isto em qualquer lado”, neste filme não é o caso. Tudo é novo, tudo é diferente. Pelo menos para mim, que até há relativamente pouco tempo era mais consumidor de produtos ao estilo Hollywood. Um casal muda de casa, um evento horrível acontece, fica o carro do autor do evento parado ao pé do prédio. Quem será o culpado de tudo isto? Pois, terão de ver o filme.

4 – Atmosfera

É algo comum aos filmes deste realizador… Não sei explicar mas todas as obras que vi dele (até ao momento) possuem uma atmosfera incrível. Enfim, o que dizer mais… É verem as suas obras.

5 – Cor

Há algo acerca do uso da cor nesta obra que me deixou a sentir bem. Há toda uma harmonia entre as cores usadas. Facto é que neste filme nada é feito ao acaso e tudo é feito para nós fazer sentir coisas. Outro facto importante é que parece que está harmonia é um paradoxo total, tendo em conta a narrativa.

½ – Cenas filmadas em andamento

Esta razão parece estranha mas eu gostei muito de toda a sensação de movimento nas cenas em que o personagem masculino tenta descobrir quem foi a pessoa que importunou a sua esposa, isto através do carro que ficou parado ao pé do prédio onde o casal vivia.

Rating: 4.5 out of 5.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Deixe um comentário

Trending