
Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!
Querido Spielberg, hoje escrevo-te para dizer que és um génio e tens todo o meu amor, até nas coisas menos boas que fizeste. Por isso mesmo, trago um filme da sua autoria, com a promessa de tentar falar mais de ti num futuro próximo. A audácia de tratar o senhor por tu, agora já está feito.
Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ‘Catch Me If You Can’ (2002).
1 – Spielberg
Spielberg é Spielberg, digam o que disseram, doa a quem doer e “chupa a quem chupar” (referência à melhor série da RTP: ‘Pôr do Sol’. “Ah mas ele fez X filme e está mau!”, não consigo ouvir nada bla bla bla. Insultos a Spielberg entram a 100 e saem a 200 nos meus ouvidos, lamento. GENIAL!
2 – Insanidade
Normalmente a razão 1 e 2 andam de mão dada, pois falamos do Senhor Cinema e Loucura. Estranho é um filme de Spielberg não serem demasiado insanos. Este é, e não é pouco (e não é muito, bastante diria mais!), mas vale tanto a pena ser tão louco como é.
3 – História Verídica
Pois é, é de Spielberg, é louco mas é uma história verdadeira. Desta vez a culpa não é do Senhor Cinema e Loucura. A história de Frank Abgnale Jr. como um dos maiores aldrabões da história dos EUA é mesmo verdade. Não vou ser spoiler, por isso só vos digo se ainda não viram este filme, estão mesmo a perder uma das maiores aldrabadas que um homem só alguma vez cometeu. Isto é tudo real e no fim acontece algo incrível (sem spoilers, eu disse).
4 – Ritmo Frenético
Outro hábito do Senhor Realizador em questão, em grande parte da sua obra, é este… Deixe-me respirar, por favor. Só preciso dois segundos, E AÍ VAMOS OUTRA VEZ!!! Tentei traduzir isto em escrito mas quem conhece já sabe mais ou menos o que acontece. É isto que é o tão chamado Cinema!
5 – Leonardo Di Caprio
Não é que Tom Hanks também não esteja muito bem, mas a estrela aqui é mesmo o Leonardo Di Caprio que está incrível na interpretação deste personagem. Frank Abagnale Jr., personagem que se assemelha em muito com Jordan Belfort de ‘The Wolf of Wall Street‘ (2013).
½ – Gato e Rato
Todo este jogo entre Frank Abagnale Jr. (Leonardo Di Caprio) e Carl Hanratty (Tom Hanks) é o que verdadeiramente nos prende ao filme, daí ter obviamente também de o deixar evidente, parece uma razão menos forte mas no fundo é uma das razões que vos vai mesmo colar ao ecrã para visionar esta obra cinematográfica incrível. Se já a tinham visto, então esta é uma ótima oportunidade para reverem.
Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!
Deixe uma Resposta