5 Razões & 1/2 Para Ver… ‘Heat’ (1995)

Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!

Hoje trago novamente um filme que não é uma obra cinematográfica nova, talvez mais conhecido do que o da semana passada, ainda assim acho que não tem o reconhecimento que devia ter.

Conta com a realização de Michael Mann e com Al Pacino e Robert De Niro nos papéis principais.

Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ‘Heat‘ (1995), ou ‘Heat – Cidade Sobre Pressão’:

1 – Ação

É, de facto, um drama/thriller/crime mas também é claramente um filme de ação e as cenas que contém ação são ótimas e bastante bem feitas. Não é o típico filme de ação cheio de murros e chapadas, isso é mais os Oscars… enfim terá apenas o Oscar do meu coração onde cabem vários filmes. No entanto, é um filme com umas boas sessões de tiros, ou seja, bons tiroteios e perseguições bem loucas.

2 – Realização

Michael Mann será sempre Michael Mann, tão próprio a realizar que podia ser considerado um estilo de realização estudado em ambiente escolar/universitário.

Outra referência deste realizador que gostei muito foi o filme ‘The Insider‘ (1999). Também com o Al Pacino, mas contracenando com o Russell Crowe.

3 – Ritmo

Este filme tem um ritmo fantástico, não apressa nada, tudo está no seu tempo e apesar de ser uma narrativa repleta de acontecimentos, nada passa demasiado a correr, porém também não nos aborrece.

4 – Dupla Pacino/De Niro

Está dupla devia ter acontecido muitas mais vezes, há até um caso que não vou mencionar em que o filme não é muito bom mas as performances de ambos salvam esse outro caso. Neste caso em específico, eles adicionam ao filme. E terei de confessar, achei estranho ver o Pacino fazer de polícia mas no final só sei que gostei.

5 – Estética

A estética é imensa neste filme, tudo está pensado e esta tem um papel muito importante. Um pormenor que adoro são os tons de azul nas cenas mais tristes, demasiado óbvio? Não achei.

½ – Duração

Normalmente uma duração longa seria um contra, mas considero a duração longa deste filme bastante adequada, para conseguir contar bem a história sem pressas mas de uma forma ritmada o suficiente para podermos entender tudo o que se passa.

Rating: 4.5 out of 5.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s