
Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!
Hoje trago novamente um filme que não é uma obra cinematográfica nova, talvez mais conhecido do que o da semana passada, ainda assim acho que não tem o reconhecimento que devia ter.
Conta com a realização de Michael Mann e com Al Pacino e Robert De Niro nos papéis principais.
Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ‘Heat‘ (1995), ou ‘Heat – Cidade Sobre Pressão’:
1 – Ação
É, de facto, um drama/thriller/crime mas também é claramente um filme de ação e as cenas que contém ação são ótimas e bastante bem feitas. Não é o típico filme de ação cheio de murros e chapadas, isso é mais os Oscars… enfim terá apenas o Oscar do meu coração onde cabem vários filmes. No entanto, é um filme com umas boas sessões de tiros, ou seja, bons tiroteios e perseguições bem loucas.
2 – Realização
Michael Mann será sempre Michael Mann, tão próprio a realizar que podia ser considerado um estilo de realização estudado em ambiente escolar/universitário.
Outra referência deste realizador que gostei muito foi o filme ‘The Insider‘ (1999). Também com o Al Pacino, mas contracenando com o Russell Crowe.
3 – Ritmo
Este filme tem um ritmo fantástico, não apressa nada, tudo está no seu tempo e apesar de ser uma narrativa repleta de acontecimentos, nada passa demasiado a correr, porém também não nos aborrece.
4 – Dupla Pacino/De Niro
Está dupla devia ter acontecido muitas mais vezes, há até um caso que não vou mencionar em que o filme não é muito bom mas as performances de ambos salvam esse outro caso. Neste caso em específico, eles adicionam ao filme. E terei de confessar, achei estranho ver o Pacino fazer de polícia mas no final só sei que gostei.
5 – Estética
A estética é imensa neste filme, tudo está pensado e esta tem um papel muito importante. Um pormenor que adoro são os tons de azul nas cenas mais tristes, demasiado óbvio? Não achei.
½ – Duração
Normalmente uma duração longa seria um contra, mas considero a duração longa deste filme bastante adequada, para conseguir contar bem a história sem pressas mas de uma forma ritmada o suficiente para podermos entender tudo o que se passa.
Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!
Deixe uma Resposta