5 Razões & 1/2 Para Ver… ’12 Angry Men’ (1957)

Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!

Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ’12 Angry Men’ (1957).

1 – Crítica

Podia ser apenas um filme sobre homens que dominam o mundo com o seu privilégio de ocupar altos cargos que decidem coisas importantes para os que não dominam o mundo, mas não é. É muito mais do que isso, é um filme que toda a gente deve ver pelo menos uma vez na vida.

2 – Realização

A realização de Sidney Lumet nunca deixa a desejar mas aqui é mesmo caso para dizer que é mesmo exímia, a forma como estes doze homens estão sempre a ser, de alguma forma, seguidos sem se tornar uma perseguição direta é incrível e deveras bem feita.

3 – Atores

Tenho de considerar que os atores também foram excelentes e que sem eles não haveria trabalho de realização que pudesse brilhar da forma exímia que já referi. Toda a emoção exalada pelos intervenientes daquela famosa sala deixa-nos a sentir de uma forma como se fossemos sufocar em raiva que não é nossa.

4 – Tema

Não podemos sequer pensar em ignorar uma das coisas mais importantes deste filme: o tema. Mas de que tema se trata mesmo este filme? 12 homens a discutir numa sala? Sim, só que não. Estamos perante um caso de puro preconceito que faz estes homens na sua enorme maioria achar que alguém é culpado de um crime só por ser de certa e determinada nacionalidade ou estrato social. Tendo em conta que se trata dos anos 50, é bastante corajoso fazer um filme com esta temática, algo recorrente no reportório de Sidney Lumet que abordou temas que poucos ousariam tocar nesta altura.

5 – Duração

O filme tem uma duração que hoje em dia pode ser considerada curta, mas por vezes a duração ser curta também pode significar que não tentaram espremer demasiado as laranjas, que (na minha opinião) é o caso deste filme. Tem a duração exatamente necessária para me manter atenta a este filme.

½ – Henry Fonda

Meia razão, mas não é por isso que não é menos relevante que as outras 5… Para mim, Henry Fonda destaca-se de uma forma incrível, sem ofuscar ninguém mas a sua personagem tem uma profundidade imensa que este soube decerto interpretar.

Rating: 5 out of 5.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s