
Sejam bem-vindos a mais um 5 Razões & ½ Para Ver… (podes consultar todas as edições da rubrica AQUI)!
Aí estão as 5 Razões & ½ Para Ver… ’12 Angry Men’ (1957).
1 – Crítica
Podia ser apenas um filme sobre homens que dominam o mundo com o seu privilégio de ocupar altos cargos que decidem coisas importantes para os que não dominam o mundo, mas não é. É muito mais do que isso, é um filme que toda a gente deve ver pelo menos uma vez na vida.
2 – Realização
A realização de Sidney Lumet nunca deixa a desejar mas aqui é mesmo caso para dizer que é mesmo exímia, a forma como estes doze homens estão sempre a ser, de alguma forma, seguidos sem se tornar uma perseguição direta é incrível e deveras bem feita.
3 – Atores
Tenho de considerar que os atores também foram excelentes e que sem eles não haveria trabalho de realização que pudesse brilhar da forma exímia que já referi. Toda a emoção exalada pelos intervenientes daquela famosa sala deixa-nos a sentir de uma forma como se fossemos sufocar em raiva que não é nossa.
4 – Tema
Não podemos sequer pensar em ignorar uma das coisas mais importantes deste filme: o tema. Mas de que tema se trata mesmo este filme? 12 homens a discutir numa sala? Sim, só que não. Estamos perante um caso de puro preconceito que faz estes homens na sua enorme maioria achar que alguém é culpado de um crime só por ser de certa e determinada nacionalidade ou estrato social. Tendo em conta que se trata dos anos 50, é bastante corajoso fazer um filme com esta temática, algo recorrente no reportório de Sidney Lumet que abordou temas que poucos ousariam tocar nesta altura.
5 – Duração
O filme tem uma duração que hoje em dia pode ser considerada curta, mas por vezes a duração ser curta também pode significar que não tentaram espremer demasiado as laranjas, que (na minha opinião) é o caso deste filme. Tem a duração exatamente necessária para me manter atenta a este filme.
½ – Henry Fonda
Meia razão, mas não é por isso que não é menos relevante que as outras 5… Para mim, Henry Fonda destaca-se de uma forma incrível, sem ofuscar ninguém mas a sua personagem tem uma profundidade imensa que este soube decerto interpretar.
Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!
Deixe uma Resposta