Hoje trago-vos um filme que é um documentário e venceu a categoria de melhor documentário nos Oscars 2022.

Penso que quanto ao seu conteúdo, o mesmo dispensa apresentações porque é bem claro a partir do título do mesmo. Fala-nos de um festival que aconteceu ao mesmo tempo que Woodstock e parece que ninguém fala dele, até as pessoas que lá estiveram dizem coisas mais ou menos como: “Eu pensava que estava maluco até ver estas gravações, pensava que tinha imaginado tudo isto…”

Prontos para mais 5 Razões & ½? Eu estou, não sei quanto a vocês mas bora lá:

1 – Impacto

Este documentário cria impacto desde o seu parêntesis até ao final do mesmo, é incrível a forma como todos os temas do racismo estrutural dos EUA (ou até do Mundo) são abordados. Simplesmente a não perder.

2 – Soul

Vou confessar que até começar a ouvir David Bowie (por volta dos meus 15/16 anos) em força eu não conhecia bem soul, e foi graças a seu álbum Young Americans que comecei a conhecer um pouco mais do soul e Nina Simone por acaso foi uma das minhas referências. Coincidência? Ela aparece no documentário onde canta a música Backlash Blues.

3 – Cultura

Os cabelos, as cores das roupas, o estilo diferente, o orgulho, tanta coisa se pode falar acerca deste documentário mas muito provém da cultura africana, até da cultura sul-americana que vive e convive em Harlem.

4 – Montagem/Edição

Sinto sempre que uma boa montagem ou edição vai sempre fazer um filme ou uma série ser bastante superior muitas outras com o mesmo tipo de narrativa. Este documentário não é uma exceção a essa minha regra e toda a sua qualidade de edição e montagem confere enorme qualidade, portanto não podia não ser considerado cinco estrelas (para mim).

5 – Vencedor de Óscar de Melhor Documentário

Para mim um Oscar vale o que vale, porém obviamente lhe atribui algum valor e bastantes divulgação e, aliás, foi assim que o conheci mas pensava que não estava em nenhuma das “minhas” plataformas de streaming. A verdade é que no último ponto têm a resposta.

½ – Está disponível na Disney+

Este documentário está disponível na Disney+, por isso é uma obra acessível e além disso, está numa plataforma com ótimo conteúdo de todos os tipos, incluindo também os conteúdos da Star +.

Rating: 5 out of 5.

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de seguir as redes sociais do projeto aqui!

Uma resposta a “5 Razões & 1/2 Para Ver… ‘Summer of Soul (…or, When the Revolution Could Not Be Televised) (2021)”

  1. […] “Penso que quanto ao seu conteúdo, o mesmo dispensa apresentações porque é bem claro a partir do título do mesmo. Fala-nos de um festival que aconteceu ao mesmo tempo que Woodstock e parece que ninguém fala dele, até as pessoas que lá estiveram dizem coisas mais ou menos como: “Eu pensava que estava maluco até ver estas gravações, pensava que tinha imaginado tudo isto…”” conforme o artigo onde dou 5 Razões & ½ Para Ver. […]

    Gostar

Deixe um comentário

Trending